quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Monstro do lago ness

Animal mistério nº92- Spinosaurus


É a primeira vez que aparece um dinossauro como animal mistério e este é um dos mais óssomes de todos. A Pam fez o favor de comentar neste último desafio e acertou em cheio. Será recompensada com algo por definir.

O spinosaurus, mais conhecido em Portugal pelo horrível nome "espinossauro" (dá impressão que está na adolescência e tem muitas borbulhas), é um dinossauro carnívoro que podia ser encontrado no norte de África, se não fosse a grande extinção do fim do período Cretáceo. No Brasil, foram encontrados fósseis deste bicho, mais propriamente no Ceará. No Cretáceo, a América sulista e a África já estavam separados, mas como os spinosaurus passavam parte do seu tempo na água, talvez alguns tivessem ficado com uma extrema vontade de explorar e conhecer o mundo. Então, nadaram, nadaram, nadaram, nadaram até chegarem ao Brasil.
O spinosaurus é bem conhecido pela sua crista nas costoletas, que ao contrário das cristas usadas pelos moços retardados que querem atrair "miúdas giras", tinham realmente uma função. Não era andarem a pavonear-se sem ter recursos para tal, mas sim para regular a temperatura corporal OU para "exibir um efeito visual durante a natação". No entanto, não era por causa da crista que o spinosaurus se tornou no maior dinossauro terapode (comprimento/altura) de sempre, mas sim porque Deus assim quis. A única coisa que pode aumentar de tamanho através de uma crista é a parvoíce dos tais moços retardados já referidos ali em cima.
E sim, o spinosaurus era e É maior que o famoso destruidor matador arrebatador Tio Rexy. O spino tinha 5 metros de altura e 17 de comprimento, enquanto que o Rexy ainda está atrás de outros grandes dinossauros carnívoros da mesma categoria. Porém, o spino não comia muita carne (a não ser que algum dinossauro mais pequeno começasse a chateá-lo para crl), mas sim peixe, muito peixe que ele pescava com as suas grandes garras. Alternativamente, usava a sua boca enoooorme para caçar, mergulhando o focinho na água. Qualquer coisa que passasse pelos dentes carniceiros (ou peixeiros) do spino, seria retalhada na hora.
Os bebés spinos também comem peixe e têm uma aparência aterradora. Há quem diga que todos os bebés são queridos, mas este não tem muito o ar disso se bem que comparar um bebé spinosaurus com um humano é o mesmo que comparar microfones com laranjas.



 photo Bebe-5mess_zpsc539a1e2.jpg

A crista dorsal desenvolve-se antes que a cauda!

Sem comentários:

Enviar um comentário