domingo, 21 de junho de 2015

Monstro do lago ness

Animal mistério nº130- Archaeopteryx

Ele morreu todo torcido, coitado...

O animal mistério desta semana foi o dinossauro-ave archaeopteryx. Ninguém comentou, talvez pelo fato de eu ter colocado um pokémon como imagem na postagem do passatempo.

Esta criatura, também conhecida pelo nome científico "Archaeopteryx lithographica" (traduzido do grego, talvez literalmente como "asa antiga escrita em pedra"), é um réptil voador que viveu há bués da milhões de ânus atrás, mais propriamente no período Jurássico, época atualmente reconhecível devido ao fato de ter sido feito um filme referente à mesma, que foi fortemente criticado como sendo "machista", LOL, wtf? A sério, de onde tiraram esta? Apenas porque os homens são os heróis gloriosos desde a franquia inicial? Sendo assim, as Winx e as Navegantes da Lua são programas feministas, junto com as LoliRock, que para além de feministas, também plagiaram as duas séries mencionadas anteriormente, ou seja, já vem a arrecadar muitos defeitos.

O Archy, embora seja considerada como a primeira ave a surgir no mundo, julga-se que mal podia voar, devido à dimensão das asas, que é relativamente pequena quanto ao resto do seu corpo. Além disso, a própria estrutura corporal do animal não permitia um voo semelhante ao que os passarinhos atuais fazem, que é só esperar pelo vento, abrir as asas e puff. Ser um archaeopteryx deveria dar um trabalho do cacete. Para poder fazer com que o seu corpo pudesse ainda subir umas mini-léguas do chão, o animal ainda tinha que andar a correr pela terra, com as asas abertas, de modo a ganhar algum equilíbrio para se movimentar bem, e depois esperar por um vendaval e ascender as asas epicamente, para poder finalmente voar... ou esvoaçar... vocês sabem, é aquilo que as galinhas fazem.

Segundo a lenda, quando o Archy ainda vivia, seria algo assim.

Os primeiros indícios de descoberta de um bicho destes foram penas fossilizadas, que depois progrediram para ossadas mais completas. Há pessoal da ciência que afirma que o Archy não é um antepassado direto dos nossos pardais e águias, dos dias de hoje, mas sim uma espécie mais próxima dos ancestrais aviários propriamente ditos <--- esta frase pode causar alguma confusão na cabeça dos mais totós, mas com algum esforço, talvez cheguem lá. "Talvez".
Ainda nos nossos dias é difícil dizer se o Archy é um réptil ou uma ave. Há pessoal que diz que ele é um réptil, "porque é um dinossauro, DÃÃÃÃ!" com um tom arrogante e como se estivesse com toda a razão do mundo. No entanto, o termo "dinossauro" é usado apenas para répteis que viveram durante a era Mesozóica que se locomoviam em Terra. Sim, em terra, no chão! Os voadores, como os pterodáctilos e os aquáticos, como os liopleurodontes também viveram nessa época e são considerados répteis, mas não são dinos. Agora sim, qualquer idiota que esteja a ler isto pode dizer que finalmente aprendeu algo hoje.
Acontece que o Archy é, no fundo, um dinossauro terópode com penas que permitiam que ele proto-voasse. This mean que ele é um réptil, na verdade, mas ainda assim, a sua designação continua em debate.
Por outro lado, há quem tenha certezas de que ele foi uma ave. Ele tinha penas, sim, mas haviam exemplares de velociraptores que também possuíam penas. Aliás, os animais da família dos raptors são bastante conhecidos pelo fato de terem possuído penas. Porém, como já tinha ditto, os Archies são referidos como antepassados ultra-primitivos e que não são os tetravós diretos das aves de hoje em dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário